PONTO DE CULTURA GARATUJA EM MOVIMENTO Colhendo os Frutos da Fase Fase Inicial

O Ponto de Cultura GARATUJA EM MOVIMENTO iniciou suas atividades em novembro de 2009, atendendo crianças e adolescentes das comunidades Santo Antonio e Aeroporto com oficinas de produção audiovisual e realizando nestas comunidades, exibições gratuitas de produções nacionais, regionais e locais.

Os meninos atendidos pelo projeto vivenciaram as diversas etapas da produção audiovisual ,  documentaram o cotidiano de suas comunidades, escreveram roteiros e agora preparam-se para filmar 2 curtas (ficção) e montar 2 documentários.

Uma das turmas da comunidade Santo Antonio está produzindo o curta / ficção ficção MENTIRA TEM PERNA CURTA, que fala das travessuras e traquinações de uma menina.  



 Na comunidade Aeroporto, uma das turmas está produzindo a ficção DEIXA O MENINO GINGAR! inspirada no cotidiano dos meninos residentes naquele bairro, que têm paixão pela capoeira.


Alguns dos meninos atendidos pelo projeto tiveram a oportunidade de acompanhar de perto e vivenciar o trabalho de pré-produção e as filmagens do curta-metragem FCA CARLA – NARRATIVAS DE DEVOÇÃO, realizadas na última semana de março pela Associação GARATUJA. 

As exibições do CINE GARATUJA continuam sendo sucesso nas comunidades. No entanto, não estamos exibindo no meio da rua por causa das fortes chuvas que caracterizam o inverno na Ibiapaba. Assim, no Bairro Santo Antonio exibimos dentro da Sede da Associação GARATUJA e no Bairro Aeroporto exibimos na quadra poliesportiva (coberta) da Escola de Ens. Fund. Prof. Ofélia Portela Vasconcelos, que também é nossa parceira. Todas as quintas e sextas-feiras, a partir das 19:00 horas, exibimos gratuitamente filmes nas respectivas comunidades, arregimentando um público que gira em torno de 100 (cem) pessoas por sessão, de diferentes faixas etárias.
A divulgação das exibições continua sendo feita nas ruas das comunidades citadas, anunciando o filme a ser exibido em um megafone, onde também são distribuídos os cartazes anunciando a sessão. 






Fomos contemplados com o edital Cine Mais Cultura Ceará, e iremos receber um kit de equipamentos para exibição audiovisual, promovendo mais ainda o  acesso da população à produção audiovisual  nacional, regional e local.  A aquisição dos equipamentos Intensificará as atividades (itinerantes) de exibição de filmes que já vêm sendo realizada através do ponto de Cultura Garatuja Em Movimento, nas comunidades citadas.
O Projeto tem um reflexo positivo direto na auto-estima dos moradores dessas comunidades, já que esses jovens estão tendo a oportunidade de expressar seus desejos, medos, anseios, leituras e percepções do mundo através do audiovisual, da possibilidade de contar suas próprias histórias.

Natal Portela


Share this:

CONVERSATION

3 Comments:

  1. Amei as fotos de vcs, principalmente porque a minha amiga Glauciane esta aí!!!

    ResponderExcluir
  2. A galera do CEB espera que vcs apresente o trabalho de vcs pra eles também.
    Todos amaram!

    ResponderExcluir
  3. amei as fotos da minha comunidade;;;;;

    ResponderExcluir